Comissão de Seguridade Social (CSS)

A comissão é formada por conselheiras/os, profissionais da base e representantes do CRESS-RN nos conselhos e fóruns de políticas públicas. Assim, o seu objetivo é a defesa da Seguridade Social de acordo com o que preconiza a Constituição Federal de 1988, um “conjunto de ações por parte dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”.

Deste modo, reforça a importância de um exercício profissional para além da aparência e que busque a todo momento exercitar mentalmente o movimento entre singular e universal no que diz respeito aos elementos envolvidos nas mais diversas políticas sociais e suas interconexões com a dinâmica real da sociedade, bem como pensar em objetivos imediatos e mediatos do exercício profissional, orientando cada pequena ação cotidiana a construções maiores.

Tem como defesa instransigente um Serviço Social crítico na luta por uma efetiva Seguridade Social para as/os usuárias/os dos serviços, universal, gratuita e de responsabilidade estatal. Defende e explicita os posicionamentos das/os assistentes sociais por meio da participação nos fóruns e nos Conselhos de Direitos e de Políticas Sociais.

Agrega as seguintes temáticas: Seguridade Social (Saúde, Previdência, Assistência Social, Educação); Pessoa Idosa e Desenvolvimento Urbano.

Tem como funções: subsidiar a gestão do CRESS-RN com informações, pareceres e posicionamentos políticos na área da Seguridade Social; articular representantes do CRESS-RN nos conselhos de controle social e fóruns; articular os posicionamentos políticos da gestão e do Conjunto CFESS-CRESS com a realidade dos diversos conselhos; ser um espaço fundamental de participação, articulação e defesa da Seguridade Social e dos direitos sociais, preconizados no Projeto Ético-Político das/os assistentes sociais, reunindo as políticas que asseguram a proteção social das/os cidadãs/os, e promover espaços de estudos e debates relacionados à Seguridade Social e às políticas públicas.

Composição:

Ana Lígia Alcindo Silva Araújo (Coordenadora - conselheira)
Angely Dias da Cunha (Conselheira)
Ana Carolina Pontes Ros (Conselheira)
Raíssa Paula Sena dos Santos (Conselheira)
Aline Azevedo de Lima (Profissional de base)
Jadna Kelly da Silva (Profissional de base)
Vitória Ávila de Souza Meira (Profissional de base)
Carlos Henrique Amorim (Profissional de base)  
Adriana Dias dos Santos (Profissional de base)
Eliane de Oliveira Silva (Profissional de base)
Maria da Paz Fernandes de Góis (Profissional de base) 
Roxane de Lima Ribeiro (Profissional de base)
Ranyla Patrícia Duarte Rodrigues (Profissional de base)
Alicia Siomara Silva Fernandes (Profissional de base)
Jessica Ruana de Souza Gurgel (Profissional de base)
Anna Luiza Lopes Liberato Alexandre Freire (Profissional de base)
Larissa Maria Souto Moura (Profissional de base)
Dorisângela Maria de Oliveira Lima Martins (Profissional de base) 

Dúvidas Frequentes

Respondemos as principais dúvidas

TIRAR DÚVIDAS
TOPO