A Comissão Regional Eleitoral (CRE) do Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Norte (CRESS-RN) deferiu, nesta terça-feira (20), a inscrição das chapas únicas que irão concorrer à Direção da entidade nas Eleições 2026 do CFESS-CRESS.
As chapas concorrentes em todo o Conjunto para o triênio 2026-2029 poderão ser votadas de forma on-line entre os dias 17 e 19 de março, sendo empossadas em maio.
Em ata da reunião, a CRE, representada pelas/os assistentes sociais Ana Paula Agapito e Agustinho Azevêdo, informa que foi analisada toda a documentação apresentada pelas chapas únicas inscritas para concorrerem à Direção do CRESS-RN e Coordenação da Seccional Mossoró, respectivamente: “ESPERANÇAR O PRESENTE, TRANSFORMAR O FUTURO: CRESS-RN no fortalecimento das liberdades democráticas” e “Esperançar na luta e fortalecer a democracia”.
Com base na Resolução CFESS 1.117/2025 (Código Eleitoral), a CRE decidiu pelo deferimento da inscrição das chapas, sendo cientificadas/os suas e seus representantes, caracterizando, assim, o encerramento desta etapa.
A partir desta quinta-feira (22), as chapas podem iniciar sua propaganda eleitoral.
Quem pode votar
A CRE divulgou, na última sexta-feira (16), a primeira listagem das/os assistentes sociais aptas/os a votar nas Eleições 2026 – que estão em dia com suas obrigações perante o CRESS-RN (adimplentes até 2025) e com o cadastro atualizado.
Nos próximos dias 13 de fevereiro e 02 de março serão divulgadas, respectivamente, a segunda e terceira listagens – é possível regularizar o registro até 27 de fevereiro e garantir o direito ao voto.
O voto não é obrigatório, mas fundamental para o fortalecimento da democracia dentro do Conjunto CFESS-CRESS. Nas eleições para o CFESS, os CRESS e as Seccionais, o quórum para efetivação das eleições é de 10% das pessoas aptas a votar, considerando a primeira listagem.