Nota de apoio às/aos servidoras/es da FUNDASE/RN

Nota de apoio às/aos servidoras/es da FUNDASE/RN

O Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Norte – 14ª Região (CRESS-RN) e sua Seccional Mossoró vêm a público manifestar total apoio às trabalhadoras/es da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte (FUNDASE/RN), que estão reivindicando condições dignas de trabalho.

A FUNDASE/RN possui, atualmente, 20 servidoras/es assistentes sociais em todo o estado, atuando em condições insalubres. Para o atendimento qualificado e continuado à população usuária do serviço, é necessário estrutura física, recursos humanos, qualificação contínua e condições salariais dignas.

A categoria denuncia que, atualmente, as estruturas estão deterioradas, não há equipamentos e materiais de trabalho suficientes, falta equipe de limpeza há meses e a alimentação é de péssima qualidade. As/os servidoras/es plantonistas e aquelas/es que cumprem jornadas exaustivas de nove horas diárias ou mais enfrentam situações insustentáveis, agravadas pela localização remota dos centros socioeducativos, que dificulta até mesmo o deslocamento para almoçar em casa.

Se as/os servidoras/es estão submetidas/os a essa realidade, as/os adolescentes que cumprem medida socioeducativa encontram-se nas mesmas condições. Trata-se de um cenário de violações que compromete não apenas a dignidade do trabalho, mas também os princípios da socioeducação.

Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (SINAI/RN), as/os trabalhadoras/es da FUNDASE/RN aprovaram uma paralisação de três dias, 13,14, e 15 de agosto. No dia 15, uma nova assembleia será realizada com indicativo de greve.

Frente aos desafios vivenciados atualmente e situação de precarização do trabalho, as/os trabalhadoras/es da FUNDASE/RN se organizam em defesa e valorização da Política de Assistência Social no Estado do Rio Grande do Norte, se fortalecendo junto ao serviço público e às/aos usuárias/os dos programas, projetos e benefícios por ela operacionalizados.

O CRESS-RN, alinhado às bandeiras de luta da profissão, defende a valorização e fortalecimento da Política de Assistência Social e do serviço ofertado pela FUNDASE/RN para as/os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, bem como suas famílias. A força das/os trabalhadoras/es, junto às/aos usuárias/os, e o interesse da gestão pública potencializam o acesso aos direitos sociais básicos, oportunizam a proteção social e proporcionam a transformação da realidade de sujeitos, famílias e comunidades.

Nessa direção, o CRESS-RN convoca a população a se somar à luta das/os trabalhadoras/es da FUNDASE/RN e se posiciona ao lado das reivindicações, destacando que seguirá empreendendo esforços pelo fortalecimento e valorização da Política de Assistência Social no Estado do Rio Grande do Norte.

Natal e Mossoró, 13 de agosto de 2025.

Conselho Regional de Serviço Social do Rio Grande do Norte – 14ª Região (CRESS-RN)
Gestão “Lutar e resistir para o futuro construir”
Gestão “Mulheres de luta em defesa da democracia”

Outras Notícias

Dúvidas frequentes

Principais perguntas e respostas sobre os nossos serviços