Fiscalização

A Comissão de Orientação e Fiscalização (COFI) é uma comissão regimental de funcionamento permanente com a competência de realizar ações que visam a defesa do espaço profissional e melhoria das condições éticas e técnicas do exercício profissional do/a assistente social, refletindo assim na qualidade do atendimento aos/às usuários/as do Serviço Social, a partir da execução da Política Nacional de Fiscalização (PNF), atualizada pela Resolução CFESS Nº 512/2007.

As ações da fiscalização são planejadas considerando os debates e desafios contemporâneos postos à categoria no cotidiano de sua prática profissional, realizando-se através de visitas de rotina, de identificação, de prevenção, de orientação e/ou de constatação de práticas de exercício ilegal ou com indícios de violação da legislação da profissão. Além disso, são realizadas palestras a grupos de assistentes sociais e também a estudantes através de visitas às unidades de ensino.

Assim, durante a realização de suas atividades, a COFI visa articular as seguintes dimensões dispostas pela PNF: afirmação de princípios e compromissos conquistados, dimensão político-pedagógica e dimensão normativa e disciplinadora.